Uma das estratégias mais incríveis para fidelizar clientes e que muitas empresas às vezes nem se dão conta do quão boa é essa estratégia, é a estratégia dos brindes personalizados.
Esta estratégia de marketing possui diversos pontos positivos que fazem dela uma excelente estratégia de fidelização.
Entre alguns de seus pontos positivos, está o fato de o cliente se sentir lembrado pela empresa, algo que pode ser pouco comum entre os concorrentes e que pode auxiliar demais um cliente a se lembrar de você.
Além do impacto positivo que essa estratégia possui, juntar esta estratégia com o simples fato de tratar bem o seu cliente (que, infelizmente, é algo que muitas empresas não fazem), pode ser algo fundamental para fidelizar um cliente.
Afinal, o que são brindes personalizados?
Brindes personalizados nada mais são do que, como o próprio nome sugere, brindes feitos de uma forma personalizada.
São exemplos de brindes personalizados, os seguintes modelos:
Mouse pad
Usado por praticamente todas as pessoas que possuem um computador ou até mesmo notebook, o mouse pad é um excelente brinde personalizado, pois é possível deixá-lo com a logo da empresa, ficando assim sempre presente no campo visual do cliente.
Porta retrato magnético
Não tão conhecido entre as pessoas, o porta retrato magnético é um tipo de brinde simples e diferente.
Ímã com bloco calendário
Talvez um dos brindes mais tradicionais, o ímã com bloco calendário é muito utilizado por diversas empresas, muito por conta de ser um brinde bastante eficaz, visto que muitas pessoas gostam de deixar um calendário exposto em algum lugar, e, com a personalização deste ímã com informações da sua empresa, ela se torna presente no dia a dia do cliente.
Quebra cabeça magnético
Talvez menos conhecido que o porta-retrato magnético, o quebra cabeça magnético é bem pouco utilizado pelas empresas como brinde e pode ser um diferencial da sua empresa.
Adesivo resinado
Muito útil como estratégia de exposição da sua marca, o adesivo resinado possui a diferença de possuir uma durabilidade ainda maior, o que permite que sua marca seja exposta em um determinado local por muito tempo.
Ímã para carro
Normalmente, este tipo de produto costuma ser utilizado pela própria empresa ao personalizar o seu carro com a exposição da sua marca. Porém, pode muito bem ser utilizado como brinde para dar aos clientes, visto que muitos gostam demais de personalizar os seus carros, e se o ímã para carro for personalizado de uma maneira bacana, certamente muitos clientes utilizarão.
Ímã de geladeira
O mais simples e comum de todos é o imã de geladeira. Ele consegue deixar uma mensagem fixada na geladeira do seu cliente por bastante tempo, além de ser visto por muitos como uma forma de lembrança da empresa com aquele cliente.
Lousa magnética
Outro brinde inovador pode ser, sem dúvidas, a lousa magnética. Utilizada para diversas funções, a lousa magnética é bastante útil para muitos clientes, principalmente dependendo do ramo da sua empresa. Se for um lugar que vende itens para escritório, por exemplo, oferecer uma lousa magnética para clientes que comprarem um valor “x” de produtos pode ser uma estratégia interessante.
Além destes, existem diversos outros tipos de brindes personalizados que são viáveis para várias empresas.
Por que a estratégia de brindes personalizados é boa para fidelizar clientes?
Um dos pontos chave desta estratégia está no fato de que muitas pessoas gostam de ganhar presentes. Logo, oferecer um brinde a estes clientes é uma forma de presenteá-los, ainda que seja de maneira singela.
Outro ponto importante desta estratégia está na questão psicológica. Quando uma pessoa é exposta a uma determinada marca constantemente, o cérebro dessa pessoa capta essa informação de uma forma inconsciente ou subconsciente.
Com isso, ela sempre estará inclinada a escolher a sua empresa quando pensar em algo relacionado ao seu produto ou serviço, pelo simples fato de olhar a sua marca todos os dias através de um simples brinde.
Portanto, vale a pena investir em brindes personalizados?
Para saber isso é preciso, primeiro, ter consciência dos efeitos que estes brindes personalizados causarão em sua empresa, para que se pense no “custo-benefício” dos mesmos.
Entendido então o nível de seus benefícios, o próximo passo é entender sobre os diversos tipos de brindes, como mouse pad, ímãs de geladeira e lousa magnética, e pensar nas estratégias para oferecer estes brindes.
Com um bom brinde anexado a uma boa estratégia, então a conclusão é de que vale sim muito a pena investir em brindes personalizados em sua empresa.
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Foto por Anastasia Gepp em Pixabay